15 de novembro, 2022 priscila

Qual a relação da Apneia do Sono com a Obesidade?

Resultados mostram a melhora da apneia após a bariátrica

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma das doenças mais frequentemente associadas à obesidade, por estar diretamente relacionada ao aumento de gordura interna na região da orofaringe, fator que dificulta o acesso do ar às vias aéreas.

A doença é caracterizada por paradas respiratórias involuntárias durante o sono, quando a passagem de ar fica bloqueada e causa asfixias que duram de 10 a 40 segundos. Com o ar comprimido nas vias respiratórias, a pessoa que lida com a apneia do sono emite o som do ronco, um dos principais sintomas do distúrbio.

O interessante é que a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é a comorbidade associada à obesidade que melhora mais rapidamente com a cirurgia bariátrica. Isso acontece, porque a cirurgia promove a perda de gordura visceral presente na região. A simples redução de 10% do peso original em quem sofre de Apneia corresponde geralmente à diminuição de cerca de 25% no índice de Apneia.

Os efeitos sobre a AOS são tanto melhores quanto maiores forem a redução do peso e a manutenção dessa perda. Resultados demonstram que a perda efetiva de peso 30 dias após a realização da cirurgia bariátrica resolve a apneia em mais de 85% dos pacientes.

Quer saber mais? Agende sua avaliação.

Mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp:

• Clínica Barra da Tijuca: (21) 97408-5185

• Clínica Tijuca: WhatsApp: (21) 98715-6133